Legionella
A Legionella é um ser vivo microscópico, uma bactéria, que habita nos sistemas aquáticos. Pode causar pneumonia quando são criadas condições para a inalação de pequenas gotículas de água contaminada. Esta possibilidade torna-se mais provável em torres de arrefecimento, sistemas de ar condicionado, humidificadores, equipamentos terapêuticos de aerossóis, jacuzzis, fontes ornamentais, sistemas de lavagem automóvel, entre outros.
Tendo em conta que a presença de Legionella está frequentemente associada a sistemas instalados em empresas e organizações, é da responsabilidades destas evitar o seu desenvolvimento, o que é geralmente bem conseguido estabelecendo programas de manutenção e controlo analítico adequados.
Tendo em conta que as condições mais propícias ao desenvolvimento de Legionella se relacionam com águas paradas, sem circulação durante longos períodos de tempo, a probabilidade surgir em redes prediais com normal utilização é baixa. Salienta-se, no entanto, que em casas de férias ocupadas sazonalmente, o risco aumenta.
O laboratório Tomaz é acreditado para a Pesquisa de Legionella sp./Legionella pneumophila quer por método cultural, quer por PCR.