Distribuição
Uma vez que se tratam de locais de venda de produtos alimentares, estes estabelecimentos apenas necessitam de comprovar que conservam e manipulam os produtos com respeito pelas boas práticas de higiene alimentar, cumprem os prazos de validade e as temperaturas adequadas aos requisitos dos fornecedores. Por estas razões, os estabelecimentos deverão requisitar análises aos manipuladores e superfícies que contactam os alimentos até a sua expedição, bem como à água para verificar o estado da canalização.
À semelhança de todos os intervenientes da indústria alimentar, também os estabelecimentos de venda ao público deverão seleccionar os seus fornecedores, no sentido de incentivar a implementação do sistema em todas as fases desde a produção, contribuindo assim para uma maior homogeneização da qualidade no sector alimentar "do prado ao prato".
Perguntas frequentes:
Qual a importância da temperatura baixa na conservação?
As temperaturas baixas não eliminam os microorganismos, mas diminuem a sua multiplicação, pelo que evitam a degradação rápida dos alimentos. Daí, a importância do controlo de temperaturas de conservação e transporte.