Águas residuais

Águas residuais

Proteger o ambiente dos efeitos nefastos das descargas das águas residuais urbanas e das águas residuais de determinados sectores industriais, é cada vez mais uma preocupação das autoridades competentes. A fixação de critérios para o processo de recolha, tratamento e descarga das mesmas, bem como a selecção dos parâmetros a analisar constituem o conjunto de factores intervenientes neste processo.

 

O Laboratório Tomaz efectua análises a águas residuais também designados efluentes líquidos de várias proveniências:

  • Água residual de suiniculturas (na maior parte dos casos, estão indicadas no Alvará de licença da exploração);
  • Água residual industrial
  • Efluentes domésticos
  • Águas residuais de ETAR`s Municipais (entrada, saída)

Os parâmetros e respectivos Limites de emissão estão estipulados no Dec. Lei 236/98, no entanto existem regulamentos próprios em vários municípios que se sobrepõem a este Decreto.

 

Perguntas:


Quais as análises que devo fazer ao meu efluente liquido?
Regra geral, os parâmetros a analisar, bem como os limites a serem cumpridos são dimensionadas à produção e ao tipo de actividade, pelo que constam, normalmente, no alvará de licença.

 

O que é uma amostra composta?
Cada vez mais as entidades competentes, solicitam que as análises às águas residuais sejam representativas de todas as fases de laboração. O Laboratório Tomaz dispõe de vários amostradores automáticos que retiram durante um determinado período de tempo, porções de água da ETAR por forma a obter uma mistura, que será a amostra final. Este período é, frequentemente, de 24 horas